Filme : Piggy (Cerdita)


Filme: Piggy
Título Original: Cerdita
Lançamento: Outubro de 2022
Duração: 1 hora e 40 minutos
Gênero: Drama, Suspense
Disponível para assistir : Prime Vídeo (aluguel) ou 
Paramount + 
Nota: 5 de 5

Eu assisti Piggy em uma daquelas escolhas espontâneas que voces ja devem conhecer se você acompanha o blog ou acompanha minhas indicações por aqui. Piggy me chamou a atenção pelo tema: bullying com o esteriotipo de pessoas acima do peso misturado com suspense. Depois de ver alguns trechos, e ler algumas críticas muito boas com relação ao longa resolvi dar uma chance. Eu já tinha assinado Paramount + por conta de uma promoção de um outro site, e também por conta do Bob Esponja (me julguem mas eu curto e além do mais o mesmo foi retirado da Netflix), então resolvi explorar um pouco o catálogo do stream, e observei que haviam opções muito boas. Explorem o catálogo dos streamings, vocês vão se surpreender com vários títulos bons e não muito conhecidos. Mas, voltando ao assunto vamos falar do enredo do filme. 

Sara é uma adolescente que só quer ser como as outras garotas da sua cidade. Contudo, ela é atormentada por essas garotas com um bullying pesado com relação a sua estética e seu peso. Escondida no açougue de sua família, ela sofre com a perseguição e com os julgamentos, até que em um dia de tormentos das garotas com ela, ela presencia o sequestro delas por um homem visivelmente perturbado. O homem, entretanto, poupa Sara e leva as garotas. Sara presencia tudo, e então começa a ter sentimentos confusos com relação ao fato que presenciou. Curiosidade pelo homem ter poupado ela, e um misto de raiva e desespero pois as garotas são aquelas que a perseguiam. Deve ela contar sobre o que houve? Ajudar as meninas? Ou deve deixar que as mesmas sofram na mão do homem perturbado já que Sara sofre na mão delas? Sara se encontra em um dilema torturante até que mais um acontecimento inevitável a colocará de frente com as consequencias de sua decisão.

Sabe aquele filme que voce não espera muito e acaba te surpreendendo tanto que voce acaba dando nota alta pra ele? É esse. Piggy é de várias formas brilhante. O longa consegue abordar um tema muito sensível como : bullying, gordofobia e pressão estética e inserir dentro de um enredo pra lá de interessante deixando a personagem em um dilema que muitos se identificariam. O dilema do mesmo parece óbvio já que o mais objetivo seria Sara denunciar o sequestro. Mas, um dos pontos mais bacanas de Piggy é a retratação do bullying e das consequencia dele, como a dor de Sara com as brincadeiras crueis. A dor retratada da personagem é muito direta, objetiva e acaba doendo também em quem assiste. O enredo faz com que voce compreenda as dores da Sara, e compreenda também suas atitudes com relação ao acontecimento presenciado, surge uma certa empatia que te faz refletir e se colocar no lugar do personagem pensando " se fosse comigo, o que eu faria?" sei que muitas pessoas agiriam como a personagem, outras tomariam outros caminhos e é exatamente isso que o filme retrata. A confusão de sentimentos que Sara traz dentro de si. As garotas que tanto atrapalharam sua vida merecem ajuda?

O enredo vai se desenrolando enquanto os temas já abordados também são distribuidos entre as cenas e as interações dos personagens do longa. Piggy é classificado como terror, pra mim não chega a isso, mas chega bem perto. Não é um filme daqueles de superação e auto estima que aborda assuntos como esse de forma mais leve e de aprendizado. Eles te mostra a cruel realidade de uma jovem acima do peso que só quer se encaixar e ser como todo mundo, mas é isolada desses momentos, situações e  sensações. Tanto na sua relação com a família como na relação com a investigação do desaparecimento das garotas acompanhamos a personagem se atormentar com a culpa ou com a dúvida sobre não saber exatamente o que fazer ou como agir. Piggy é um filme de drama , suspense com um pé no terror que não tem medo de ousar e colocar a personagem em um outro patamar além daquele que conhecemos que é de vítima, superação ou de sou melhor que elas. Ele é cruel? Em muitos momentos sim, e isso não faz dele um longa ruim, pelo contrário. Faz dele um filme extremamente bem desenvolvido e inteligente com uma premissa que deve ser sempre discutida não deixando de lado a realidade e expondo que as coisas pra qualquer pessoa diferente esteticamente não são tão fáceis assim. Apenas, assistam. Vale muito a pena.





Com o sol de verão em sua cidade rural espanhola, Sara se esconde no açougue de seus pais. Uma adolescente cujo excesso de peso a torna alvo de bullying incessante, ela foge de um bando de garotas que a atormentam na piscina da cidade, apenas para se deparar com elas sendo brutalmente sequestradas por um estranho, que vai embora com elas em sua van. Sara fica intrigada com o estranho – um interesse mútuo – ela está dividida entre revelar a verdade e proteger o homem que a salvou.


Um comentário:



Topo